É uma fase incrivelmente fascinante, cheia de descobertas, dúvidas, medos, angustias e grandes desafios. Tão importante quanto a amamentação a Introdução Alimentar (IA) é uma continuidade deste processo. Você sabia que é nesta fase que podemos criar e dar base para uma boa relação com a comida, além de proporcionar comportamentos alimentares adequados que podem permanecer ao longo da vida.
Por isso que a IA merece uma atenção especial, é importante que seja realizada em harmonia com o ambiente que o bebê está inserido e principalmente respeitando ao sinais inatos de fome e saciedade do bebê, para que desta forma ele estabeleça desde então uma relação saudável com a comida mediante um processo de aprendizagem com alimentos saudáveis além de corroborar para o desenvolvimento global.
O suporte para esta importante fase é de fundamental importância, pois envolve o desenvolvimento motor de cada bebê.
Como isso é feito?
Em dois atendimentos presenciais.
O primeiro com os pais, neste encontro conversaremos sobre os hábitos alimentares da família, quem fica (rá) com o bebê a maior parte do dia e oferecerá os alimentos e o que os pais sabem e esperam da IA. Questões referentes à idade do bebê, desenvolvimento motor, e como foi feito a alimentação do bebê até o momento.
O Segundo atendimento será “mão na massa”, isso mesmo junto com a Fonoaudióloga, a mamãe e /ou cuidador vamos oferecer a comida ao bebê com as orientações, sinais e dicas durante o processo.
O que será abordado?
Basicamente a demanda cria-se durante o processo, porém alguns tópicos como posicionamento, como oferecer, qual melhor forma de deixar e oferecer o alimento, autonomia do bebê, sinais de saciedade, como evoluir no processo de acordo com bebê, o que pode ser evitado são alguns dos tópicos.
Qual ajuda eu terei?
Além de toda ajuda já descrita, você contará com o suporte via online ou telefone sempre que achar necessário.
Qual melhor momento?
Não têm uma regra exata em meses, alguns bebês começam aos seis meses outros aos cinco e meio e as vezes até antes. Pode ser quando o pediatra sinaliza que irá introduzir outros alimentos além do leite, pode ser depois que já começou com alguns alimentos.
Qual método de IA será abordado?
Quando se fala em IA temos que lembrar que antes de qualquer método primeiro vem o respeito ao bebê. Isso mesmo, cada bebê é único e têm suas peculiaridades, cada bebê está em um contexto familiar e tem mais, cada bebê nasce em diferentes momentos no mesmo contexto familiar.
Depois, junto com a família será decidido se será utilizada uma abordagem tradicional, introdução participativa, BLW, ou seja, a melhor abordagem é aquela que faz sentido para o bebê e o contexto familiar que ele está inserido. O objetivo será proporcionar ao bebê o maior número de estímulos para que ele se desenvolva com saúde.