O que é Linguagem?
A linguagem é um componente indispensável para comunicação humana. Quando interagimos e somos expostos, desde pequenos, a diferentes contextos e estímulos a nossa linguagem está sendo desenvolvida. É uma capacidade mental superior que é capaz de fornecer instrumentos fundamentais para o desenvolvimento da fala (que pode ocorrer em diferentes idiomas).
E qual é o impacto da linguagem na nossa vida?
Podemos dizer que a linguagem está presente a todo momento, ela pode estar na escrita, nas mensagens de texto, de voz, na língua de sinais, na nossa fala. Ela faz parte o tempo todo da nossa vida.
Quando começa o desenvolvimento de linguagem?
Os primórdios dela pode ocorrer ainda na gestação, pois os bebês têm a capacidade de identificar a voz materna e principalmente se as pessoas conversam com o bebê ainda dentro da barriga.
Até quando vai o desenvolvimento de linguagem?
Nas crianças podemos considerar até por volta dos sete até os nove anos. Momento que a criança é capaz de produzir textos e ler (a variação é decorrente das questões escolares). Porém, podemos considerar que o tempo todo temos a possibilidade de continuar aprimorando nossa linguagem mesmo após ela ter sido “desenvolvida” durante toda a vida.
Como é a atuação da Fonoaudiologia em linguagem?
A Fono atua desde a prevenção das alterações de linguagem (com palestras, aulas, em diversos âmbitos, explicando como podemos desenvolver um ambiente favorável para o desenvolvimento de linguagem).
Atua também na avaliação, diagnóstico e tratamento de pessoas com desordens em qualquer processo que envolve a linguagem.
O Fonoaudiólogo atua sozinho nesta área?
Não, pois muitas vezes são necessários encaminhamentos, avaliações de outras especialidades.
Quando podem aparecer as alterações de linguagem?
Existem as alterações de linguagem em crianças
- Atraso de fala.
- Atraso de linguagem
- Distúrbio especifico de linguagem
- Dislexia
- Gagueira
Existem alterações decorrentes distúrbios neurológicos como Acidente vascular encefálico (AVC ou AVE), de traumatismos cranianos (TCE) e demências (Alzheimeir, demência senil, corpúsculos de levi).
A linguagem pode ter distúrbios que aparecem na infância e podem permanecer na fase adulta por exemplo a gagueira, e alguns indivíduos podem ter distúrbios neurológicos ainda na infância e acometer a linguagem.
Como sei que devo procurar o Fonoaudiólogo especialista em linguagem?
Você deve procurar um Fonoaudiólogo se:
- A criança já tem dois anos e não fala, ou fala apenas algumas palavras.
- Não entende o que a criança fala
- Se ela troca muitos sons na fala
- Se a criança não se interessa por brinquedos adequados para idade ou por pessoas
- Se ela gagueja
- Se está com dificuldades escolares
- Se conhece alguém que sofreu um AVC (ou derrame)
- Se conhece alguém que apresenta dificuldades de memória.
Todos os fatores acima merecem avaliação de um especialista em linguagem.