Chupeta e Mamadeira: Como retirar? Parte III

Chupeta e Mamadeira: Como retirar? Parte III

Se você leu o post anterior e ainda não encontrou a melhor forma de fazer o desmame da mamadeira e da chupeta, vou dar mais algumas dicas que uso no consultório.

Bom, você entendeu que o melhor para vocês é fazer este desmame de forma tranquila, sem maiores danos, e todo mundo abraçou a causa “vamos largar a mamadeira” está na hora de colocar a mão na massa efetivamente.

Lembre-se que cada criança têm um tempo e não coloque a sua expectativa em tirar isso em um dia e fim, está resolvido. Seja compreensível com a criança, porém, coloque uma meta final para o processo.

  • Conscientize a criança com algo que seja compreensível para ela (conte histórias e mostre os desenhos, mostre vídeos lúdicos (existem vários no Youtube).
  • Faça de conta que um brinquedo dele mama mamadeira e agora que é grande ele vai deixar a mamadeira e conte para seu filho. Use sua imaginação com algo que ela consiga ver, tocar e ouvir (estimule a imaginação dela com todos os sentidos)
  • Peça um dia para ela te contar a estória da chupeta e mamadeira (será um momento que você conseguirá perceber o entendimento dela sobre o assunto)
  • Mostre imagens do que pode acontecer com o s dentes (dependendo da idade)
  • Lembre-se sempre que pode alterar a fala (Mas nunca com tom de colocar medo, ou ameaçador. Isso não é legal).
  • Faça um processo leve.

Quando você perceber que a criança já sabe recontar quais os possíveis prejuízos da mamadeira e/ou chupeta, e está envolvida no processo, porém precisa de um auxilio, está na hora de estabelecer uma estratégia.

 Nos casos que eu oriento a retirada da chupeta e/ou mamadeira, sempre envolvo a criança no processo.

Construímos algo que será visível para ela, construímos isso juntos (gosto muito de usar o calendário). No dia em que vocês construírem o calendário ou no dia seguinte faça um ritual para a criança de despedir da mamadeira, fale tchau, cante uma música e guarde todos em uma caixa, ela fecha e coloca em algum lugar difícil de tirar, incentive-a partir de agora ela não precisa mais da mamadeira, observe os sinais da criança, se ela fez isso com vontade, feliz isso dirá muito sobre como ela vai encarar o restante do processo.

  Coloque primeiro com metas pequenas, e no final de cada dia que ela não utilizar a mamadeira ou a chupeta têm uma recompensa visual (pode colar um adesivo, no calendário- antes disso estabeleça o adesivo que ela foi bem e não usou a mamadeira e o adesivo que ela não conseguiu) e quando completar um determinado número de estrelas seguidas – uma semana por exemplo – ela ganha algo (E ai, não precisa ser algo caro, pode ser algo só diferente do dia a dia, pode escolher um filme para assistir, pode escolher alguma coisa que seja significativo), ao final do mês por exemplo ai ela ganha algo mais substancial.

Você pode associar as datas comemorativas com o presente. Por exemplo, o coelhinho da pascoa, o papai Noel e levar o desempenho dela para estes personagens, ou seja, quando ela for ver o papai Noel, a criança já não usa mais a mamadeira ou a chupeta por um determinado período, ela já cumpriu o objetivo e agora “merece” ganhar o presente.  Eu gosto que quando associamos datas que a criança já tenha eliminado o hábito por pelo menos um mês.

Normalmente os primeiros dias são os mais difíceis, é quando a criança precisa mais de suporte emocional e ajuda para passar por este momento, incentive-a sempre, mostre os vídeos novamente se for necessário, utilize uma linguagem clara e nunca ameaçadora. Tente encontrar outros meios que ela possa substituir o hábito. Porém não seja permissivo, caso ela não cumpra a parte dela e use a chupeta ou a mamadeira no último dia da semana ou do mês e estava “quase” ganhando o presente, ela NÃO pode ganhar só por causa de uma escapadinha. Não existe meio termo, e cada vez que ela utilizar a mamadeira ou a chupeta, é um recomeço uma nova tentativa.

Se você descobriu ou fez de outra forma o desmame, conte aqui para nós.

Se você já tentou diversas vezes e ainda não tiveram sucesso, procure um profissional, para lhe ajudar neste processo.

Compartilhe este artigo:

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on telegram
Telegram
Share on email
Email

Você também pode se interessar por...

× Posso te ajudar?