Hoje vou falar sobre pega correta e quais são os principais aspectos para conseguir a tão falada pega correta.
A pega correta é um aspecto muito importante para que a mamãe não sinta dor ao amamentar, evitar lesões na mama, e para que a mamada seja efetiva (o bebê consiga obter leite em tempo adequado). Bom, até aí não é muita novidade não é mesmo?
Então para facilitar a PEGA é importante que PRINCIPALMENTE a aréola esteja macia (você consiga segurá-la com o indicador e o polegar de modo que a aréola fique achatada) dessa forma você conseguirá colocar com mais facilidade esta região na boca do bebê.
Lembre-se que o bebe não mama bico, ele mama o peito! Essa dica é valiosa principalmente para as mamães que têm o bico plano, semi plano e invertido. Se você é uma dessas, não dê ouvidos para aquela frase: “você não tem bico, não vai conseguir amamentar”.
O ideal, (veja bem, ideal) é que o bebê consiga abocanhar a maior parte da aréola na região inferior (queixo) e quase toda na parte superior (lábio e nariz). Porque fiz questão se frisar no ideal? Porque existem as variações anatômicas. Poxa! Nem todo bebê vai conseguir abocanhar tudo, e está tudo bem!
A posição dos lábios é a famosa boca de peixinho! Ou seja, a parte interna dos lábios (quando o bebe está de boca fechada, toca a gengiva) toque o mamilo da mãe. Tanto o lábio superior quanto o inferior, ok!
Bom, se você conseguiu os passos de cima o restante vai ser mais tranquilo, que é: bochechas redondas, queixo tocando a mama da mãe e o nariz livre.
É importante que independente da posição que a dupla está, a cabeça do bebê tem que estar alinhada com a coluna (faça um teste aí você, engula a sua saliva com a cabeça virada para o lado, é mais difícil né? Imagina para o bebê!)
Na teoria é isso a pega correta, na prática é muito mais difícil, e as vezes a pega adequada do seu bebê não cumpra todos os aspectos que citei. O importante aqui é deixar claro que se está doendo enquanto amamenta vale a pena começar investigando a pega.
Se tiver com dificuldades consulte um profissional.