Hoje vou falar da importância do teste da linguinha e qual a relação com a amamentação. Se quiser vale a pena ler o que é o teste da linguinha. Para não ter dúvidas neste post.
Quando me formei, o frênulo lingual era um assunto de muito domínio fonoaudiólogo eu diria que quase exclusivo, hoje em dia eu fico muito feliz quando vejo pessoas de diferentes áreas (dentistas, médicos, pediatras, obstetras consultores de amamentação) encaminhando os bebês com dificuldades na amamentação, cada vez mais cedo para nossa avaliação. Isso demostra que o conhecimento vem sido cada vez mais difundido e as pessoas cada vez mais conscientes da importância da Fonoaudiologia.
O teste da linguinha é obrigatório em todas maternidades do Brasil e em todos recém-nascidos, isto porque foi cientificamente comprovado que o frênulo lingual curto tem um impacto direto nas dificuldades de amamentação.
Ah legal, isso significa que: Se você está com dificuldade na amamentação, o seu bebê tem o frênulo lingual curto? Não! Calma lá. Nem tanto ao céu e nem tanto a terra. Vamos explicar as coisas.
Nem toda dificuldade de amamentação é causado por um frênulo lingual curto (e/ou alterado). Ao passo que, nem todo frênulo alterado terá impacto na amamentação. PORÉM, as chances de um bebê com frênulo lingual alterado ter dificuldades na amamentação são maiores. Deu para entender? É aí que entra a linda fonoaudiologia especialista em aleitamento materno para poder avaliar CASO a CASO.
Se você sente dor ao amamentar, está com o mamilo machucado ou já machucou, observa que seu bebê briga muito com o peito, pega e solta, faz alguns estalos durante a mamada, suga e a bochecha ajuda na sucção, ou ainda está com dificuldade em ganhar peso. Faça uma avaliação com Fonoaudiólogo especialista em Aleitamento Materno para avaliar bem o seu caso e identificar se o problema está no frênulo lingual.
Existem alguns casos (os de livro) que todo mundo que bate o olho sabe que o bebe têm o frênulo lingual curto ou a famosa língua presa, e logo encaminha para o procedimento. Mas também têm os casos mais completos como por exemplo o frênulo submucoso, ou o frênulo curto (a ponta da língua tem mobilidade, porém prejudica a função da sucção), estes são mais difíceis de identifica-los como a causa.
Hoje em dia é muito mais comum a realização da cirurgia em bebês, ela é chamada de frenectomia ou frenotomia (o que diferencia é o material que é retirado) popularmente conhecido como PIC. Geralmente o procedimento pode ser realizado ambulatorialmente com anestesia local por um pediatra, otorrinolaringologista ou dentista (com manejo de realizar em bebês).
E após a cirurgia e indicado que sejam realizados exercícios com o bebê (devem ser orientados pelo profissional que realizou ou fonoaudiólogo) e também a avaliação Fonoaudiológica para verificar como ficou a mobilidade da língua após o procedimento e os estímulos, se necessário.
Então se você, sua esposa, amiga, cunhada, vizinha está com dificuldades na amamentação, já fez de tudo para melhorar o quadro. Pense: será que pode ser a linguinha? Então, procure um fonoaudiólogo especialista em Aleitamento materno.