02 de abril é comemorado o dia Mundial da Conscientização do Autismo. E o tema de 2019 definido pela ONU é: “Tecnologias assistivas, participação ativa”.
Bom, qual a importância deste tema para as pessoas dentro do espectro?
Primeiro vou tentar explicar algumas coisas que todas pessoas devem saber sobre autismo afim de, desmistificarmos alguns termos e pré-conceitos que ainda existem em nossa sociedade.
Conceituando o autismo segundo Kanner L “….é uma condição com características comportamentais bastante especificas, tais como perturbações das relações afetivas com o meio, solidão autistica extrema, inabilidade no uso da linguagem para comunicação, presença de potencialidades cognitivas, comportamentos ritualísticos e aspecto físico aparentemente normal…”
Ou seja, a pessoa para ter um diagnóstico deve apresentar as características acima de forma isolada ou em conjunto. Além de outros critérios diagnósticos segundo o DSM 5 (AMERICAN PSYCHIATRIC ASSOCIATION, 2014), como: Prejuízos persistentes na comunicação e interação social, padrão restrito e estereotipado de interesses, os sintomas devem estar presentes na primeira infância além de serem limitantes e prejudiciais ao funcionamento cotidiano.
Vale lembrar ainda que o diagnóstico é feito pelo médico junto com equipe multiprofissional especializada. Uma vez realizado o diagnóstico o paciente deve ser inserido em um programa de reabilitação para que sejam criadas estratégias para diminuir o impacto das manifestações clinicas no cotidiano do paciente.
Eu comecei o post falando do tema de 2019, então neste contexto de reabilitação o acesso à internet, smartphones, apps e recursos na tecnologia assistiva (a preços acessíveis) são fundamentais para as pessoas dentro do espectro, desta forma elas tem a oportunidade de exercer seus direitos humanos básicos, como por exemplo se comunicar (no caso dos não verbais). E reduzir ou eliminar barreiras de interação com os demais.
Por isso é importante termos o dia da conscientização mundial do autismo, para disseminar informação e abraçarmos essa causa nobre.
No dia 02 de abril, vista azul.
Bibliografia:
Kanner L. Autistic disturbances of affective contact. Nervous Child, 1943, 2: 217-50)