Oi pessoal, primeiro vamos deixar alguns termos técnicos bem claro. Isto porque na minha prática clínica ainda vejo uma confusão entre eles.
- Aleitamento Materno (AM): são crianças que mamam no peito.
- Aleitamento Materno Exclusivo (AME): são crianças amamentadas SOMENTE no Peito. Ou seja, ZERO chucas, zero fórmulas, zero água, e zero sucos. A única coisa que o bebê recebe aqui é o leite que vem do peito, ok?
- Aleitamento Misto (AM): leite materno e fórmula (oferecido em qualquer utensílio – copo, mamadeira colher).
Dito isto, acabei de ler um artigo que vou deixar a referência no final realizado em Porto Alegre. Nele as autoras analisaram isolada e de forma concomitante os principais fatores que levaram ao fim só AME no primeiro mês de vida.
A OMS em consenso com ministério da Saúde e a Unicef que o AME seja praticado até os 180 dias se vida do bebê, ou seja, até o Sexto mês de vida. Para se ter uma ideia em 2008 a taxa de AME no Brasil era de 54 dias.
Voltando ao estudo de Porto Alegre, elas elencaram três principais aspectos que levaram ao fim do AME no primeiro mês.
- Uso de bicos artificiais, a famosa chupeta e mamadeira
- Fórmula láctea oferecida ainda na maternidade
- Problemas com as mamas após a alta.
Isso significa que você não pode oferecer leite, mamadeira ou que porque sua mama rachou você vai parar de dar o peito??
Não! Não significa nada disso.
Mas cabe uma reflexão que todos os 3 aspectos citados merecem ser acompanhados com muita cautela.
Toda e qualquer prescrição de fórmula na maternidade deve ser muito bem delimitada e avaliada e digo mais, só deveria acontecer após uma intervenção de um consultor em amamentação.
Os demais, eu colocaria quase que um em consequência do outro. Aí vc me pergunta: Mas porquê???
Acompanhe meu raciocínio. A mamãe teve problema com as mamas, sente dor, as vezes sangra, dói muito que não consegue perceber os peitos. Na tentativa de acalmar o bebê que muito provavelmente realizou uma mamada efetiva e está choroso, a mãe não consegue (porque está machucada) oferecer o seio e acaba cedendo a chupeta. Faz sentido?
Cabe então sempre o conhecimento que ajuda a decidir e principalmente pedir ajuda de um consultor em amamentação, clique aqui para saber mais detalhes, assim que surgirem as dificuldades.