Erros e acertos na amamentação

Erros e acertos na amamentação

Vejo que a maioria (veja bem- a maior parte das duplas que eu atendo, Ok?)  Acertam quando obtém informação antes da amamentação acontecer, ou seja, as mães que buscam informação, acompanham blogs, contas de Instagram, pediatras consultores de amamentação, ou seja pessoas que leem as atualidades sobre amamentação, se empoderam e estão “alguns passos à frente” e quando apresentam alguma dificuldade no processo.

Vejo também que por terem mais “bagagem”/ informação elas são mais insistentes no processo de amamentação, que geralmente passam por muitas dificuldades.  Saber o que pode vir pela frente faz com que elas busquem muitas alternativas como grupos de puérperas, ambulatórios de amamentação, consultores, fonoaudiólogos a fim de reduzir ou transpor o problema em questão e alcançar seu objetivo (Amamentar).

 Ao passo em que a informação é muito importante, mães de segunda viagem que tiveram uma primeira experiência não favorável para a amamentação, buscam resinificar isso com o segundo filho, e fazer diferente e muitas vezes buscam o auxílio para passarem pelas as barreiras.

As famílias ou as gestantes que constroem uma rede de apoio durante a gestação, trazendo quem estará por perto para a causa da Amamentação, acertam em cheio neste ponto. Eu já disse em outros posts a importância da rede de apoio, e construí-la ainda grávida é mais fácil, isto porque não terá que lidar com os palpites, sugestões e orientações infundadas e os famosos pitacos. Estas mesmas pessoas quando vestem a camisa da amamentação, certamente trarão o apoio emocional e prático da situação quando e se as coisas ficarem um pouco complicadas.

Um dos principais assuntos que toco ao escutar uma puérpera com dificuldade é que fulano disse isso, ciclano disse aquilo e esses inúmeros pitacos causam uma enorme confusão dentro da mãe, colocando em cheque muitas vezes a capacidade da mãe em nutrir seu bebê. Por isso eu bato na tecla da necessidade de deixar de lado as sugestões de quem não têm o mesmo objetivo que o seu (ouvir pessoas que não lhe apoiam no processo, certamente é um erro), digo mais que acatar as sugestões sem comprovações cientificas também é.

Vejo também com grande frequência a assertividade de pessoas que passaram por consultores, que durante a gestação fizeram consulta com o consultor em amamentação e que sabiam o que ia acontecer, isso traz segurança para buscar ajuda ou conseguir resolver.

Lembre-se que erros e acertos acontecerão ao longo da maternidade, e em amamentar não será diferente, cada dupla têm sua história, seu contexto seus êxitos ou não. E está tudo bem.

 

Fonoaudióloga Leylanne De Robertis – CRFa2/16423

Compartilhe este artigo:

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on telegram
Telegram
Share on email
Email

Você também pode se interessar por...

× Posso te ajudar?