É impossível, falar dos aspectos fonoaudiológicos do desenvolvimento, sem falar sobre os aspectos motores, eles caminham juntos e são imprescindíveis para desenvolvimento típico.
Se um estiver, muito aquém do outro, cabe uma avaliação do especialista. É importante sempre, conversar com seu pediatra.
Em relação ao desenvolvimento auditivo, dos 13 aos 16 meses seu bebê já localiza os sons para os lados e para baixo rapidamente e geralmente de forma assertiva.
Em relação as palavras, ele já é capaz de produzir os sons bilabiais /b/ e /m/ por exemplo bóia- bola; e mamá- referindo-se a mamãe, mamadeira e etc.
Nesta fase, a criança imita muitos sons e adquire novas palavras com muita facilidade. É também um excelente momento para “apresentar o mundo”. Isso mesmo, nomeie tudo que for possível. “olha a arvore, olha o cachorro, esse é o passarinho, tá vendo a rua.” Pode parecer bem bobo, mas a criança vai entendendo que as coisas tem nomes e por vezes incluindo no seu vocabulário. Outra brincadeira que estimula a linguagem e a fala, pode ser feira é durante o banho, nomear as partes do corpo, fale o nome, mostre, peça para ela para lavar o pé. Ah, cantar músicas corrobora muito para o desenvolvimento de fala e linguagem.
A partir dos 16 meses a criança já deve ser capaz de localizar o som em todas as direções diretamente (direita, esquerda, em cima em baixo).
E começa a responder questões relacionadas a partes do corpo. Nesta idade também a criança já é capaz deformar uma frase simples com dois elementos: “dá papá”; “meu bebe
Seu vocabulário, como eu já disse em outro post, por volta de 1 ano e 6 meses é esperado que uma criança tenha em seu repertório cerca de 50 palavras. Nossa como assim, CINQUENTA? Vamos lá, não é difícil chegar a este número, considere palavras com uma sílaba apenas, por exemplo: sim, qué, dá, meu e também palavras mais elaboradas, como: miau, auau, neném, essi.
Entre os 18 meses e os 2 anos a criança está construindo seu vocabulário, as frases, aumentam o numero de vocábulos, porém ainda permanecem simples, existe trocas no som e é comum.
Porém com as palavras chaves, conseguimos identificar o desejo da criança. Neste contexto vale lembrar também que é importante um ambiente que a criança tenha a necessidade de falar. Como assim? Bom vamos lá é comum a criança apontar e na entregarmos o objeto de desejo, estimule a fala, nomeando o que ela aponta e observe se ela é capaz de reproduzir o som (mesmo que com trocas). Continue sempre com as brincadeiras, use e nomeie as cores, peças de roupa e brinquedos, desta forma você enriquece a linguagem.
Descrevi para você sobre o que observamos na maioria das crianças, se seu filho tem essa idade e ainda não realize o que eu descrevi, respeite o tempo dele e tenha em mente que as crianças podem variar no desenvolvimento, considere o período de seis meses para seu filho atingir determinado marco no desenvolvimento. Se, você estimular e ainda assim ele não apresentar respostas, cabe uma avaliação do especialista.
Fga. Leylanne De Robertis
CRFa 2/ 16423
Referência bibliográfica: