Já escrevi bastante no blog sobre o que esperamos dos aspectos de linguagem em determinadas idades. Por exemplo aos dois anos, é esperado que uma criança consiga elaborar uma frase com dois ou três vocábulos. Mas nem sempre as crianças se desenvolvem da mesma forma.
Existe então um alinha bem tênue que divide o que é ainda normal e o que já pode ser considerado alterado.
Quando escuto queixas do tipo: “meu sobrinho tem dois anos e meio e não fala” ou “meu neto tem dois anos só fala algumas palavras” sempre oriento pelo menos uma avaliação fonoaudiológica. E isso, não significa que a criança necessariamente precisará fazer fono, mas que nós Fonoaudiólogo vamos detalhar os aspectos que podem estar envolvidos no atraso (ou não) de fala.
São vários fatores que modulam o desenvolvimento de fala:
Audição: Primeiro aspecto que precisamos saber se está integro. Se estamos diante de uma perda auditiva, quanto antes diagnosticada, melhor será não só para linguagem e fala, mas como os aspectos interacionais e educacionais.
Uso excessivo de SMARTPHONES, TABLETS: a tecnologia está de mão dadas com esta geração, porém o uso excessivo destes dispositivos limita a quantidade de estímulos que esta criança irá receber.
Falta de estímulos adequados:
Se uma criança, não receber uma variedade de estímulos provavelmente sua fala demorará a aparecer, seu vocabulário será pobre. Por isso, é importante “mostrar” o mundo para criança. Nomear as coisas, realizar atividades, brincar e principalmente interagir.
Juntando os dois itens anteriores, pode culminar o terceiro, que é falta de brincadeira. O brincar é o principal meio para desenvolvimento da fala. Através do brincar (colocar o link a importância do brincar) que a criança desenvolve a imaginação e faz de conta.
Alterações de motricidade orofacial e Alimentação: Crianças que respiram pela boca, que comem alimentos muito macios, tudo amassado e como consequência têm a musculatura alterada podem ter atraso ou dificuldade em adquirir alguns sons.
Síndromes, alterações do neurodesenvolvimento, dificuldades cognitivas: são aspectos que devem ser investigados para uma criança que ainda não fala, é comum a necessidade da realização de exames.
Sendo assim, se você desconfia que seu têm um atraso de fala, faça uma avaliação com o Fonoaudiólogo. Não aceite respostas como cada um têm seu tempo. Existem coisas que devemos saber antes de afirmar isso.
Fga. Leylanne De Robertis
CRFA 2- 16423.