Amamentação e laser

Amamentação e laser

Esse tema surgiu quando abri uma caixinha de perguntas e vou confessar que adorei essa ideia.

Graças à tecnologia, muitos recursos são incrementados nas terapias fonoaudiológicas, por exemplo, eletroestimulação, bandagem terapêutica e de alguns anos para cá o laser.

Tanto na terapia fonoaudiológica como na consultoria em amamentação o laser precisa ser visto com um recurso e não como a única forma de se solucionar a questão.

De uma forma bem simples o laser é uma fonte de luz. Na medicina usa-se a luz mesmo antes de usar remédios, principalmente no tratamento de doenças, quando os doentes eram levados ao sol.

Então, hoje em dia nós utilizamos o laser para fornecer energia em forma de luz, para um determinado corpo (célula), como nosso corpo é muito inteligente, ele vai utilizar está luz de uma forma em que ele consiga se restabelecer prontamente, ou melhor, com mais rapidez.

Eu já trabalho com Amamentação há 10 anos, e a orientação de tomar sol na mama quando estava ferida, nunca caiu por terra, diferentes de outras orientações que já vi caírem no desuso.

Com q utilização do laser vi as fissuras mamilares cicatrizarem muito mais rápido do que mandar as mãezinhas tomarem sol.

Aí vc me pergunta, ah Leylanne, mas só para tratamento de feridas serve o laser?

E a minha resposta é: Não!

Já é sabido que o laser ajuda na cicatrização, sendo assim pode ser aplicado em episiotomia, cesáreas e nas fissuras mamilares.

Além disso, o laser é utilizado em estimulação de glândulas, desta forma ele também pode ser auxiliar na produção de leite.

O laser em conjunto com uma substância chamada azul de metileno tem ação antifúngica e anti-inflamatória, desta forma pode ser auxiliar no tratamento de candidíase mamária.

E só para deixar vocês bem interessados sobre o assunto, o laser utilizado de forma sistêmica pode auxiliar e aliviar os sintomas do puerpério, diminuindo risco de baby blues, depressão pós-parto.

Já deu para perceber que sou super a favor do uso do laser no pós-parto e na amamentação né.

Mas dedico uma informação que não pode ficar nas entre linhas, o laser por si só não trata nada sozinho.  Ele é um recurso, como eu disse no começo do post.

Ele não substitui nem elimina a necessidade da consulta médica.  Não elimina ou diminui a utilização de remédio. Se a causa não  for solucionada, de nada irá adiantar fazer sessões do laser.

Fga Leylanne De Robertis

CRFA2-16423

Compartilhe este artigo:

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on telegram
Telegram
Share on email
Email

Você também pode se interessar por...

× Posso te ajudar?