Recebo essa pergunta sempre, nas consultorias ou nas caixinhas de perguntas.
Algumas mães chegam para mim com um número (20 minutos em cada peito). Eu particularmente acho que esse número é cabalístico. Pela quantidade de pessoas que utilizam ele. Só pode!
Antigamente alguns profissionais da saúde acreditavam que 20 minutos em cada seio era o suficiente para o bebê mamar, e pronto. Desta forma, criou-se um protocolo baseado em achismo, que algumas pessoas (ainda hoje) dizem ser verdade.
Gente, para tudo. Vamos construir um raciocínio. Você sempre tem a mesma fome? Todos os dias? Nos mesmos os horários? Come a mesma quantidade? No mesmo tempo, por exemplo, 20 minutos?
A resposta é com toda certeza é: Não!
Ah, entendi, mas com os bebês nós podemos determinar que em 20 minutos em cada peito, a cada 3 horas, a bebê PRECISA consumir todo volume de leite necessário e ainda ganhar peso. Caso contrário, a culpa é da mãe, que não têm leite e aí entra com a fórmula. É isso?
Infelizmente eu já vi isso acontecer inúmeras vezes. O profissional não avalia a mamada da criança, diz que o bebê precisa mamar 20 minutos em cada peito (por qualquer motivo que seja), e qualquer coisa, você dá esse volume de leite se achar que não ficou satisfeito.
Pode ser que alguns bebês mamem 20 minutos no seio e fiquem satisfeitos, sim. Pode ser que alguns bebês mamem as duas mamas, sim! Cada bebê funciona de uma forma. E mais importante, preste bem atenção no que eu vou dizer nesta frase:
Mais importante do que o tempo que o bebê fica no peito é a eficiência da mamada!
Uma mamada pode ser eficiente e atender todas as necessidades da dupla (mãe e bebê) em 10 minutos, e outra dupla para realizar uma mamada eficiente, pode precisar de 30 minutos. E isso pode mudar ao longo de todo aleitamento materno.
A eficiência da mamada é o tempo e o leite que o bebê obtém. Se um bebê fica horas a fio no seio materno, provavelmente ele estará alternando, e muito, entre sucção nutritiva e sucção não nutritiva. Talvez essa mãe, que fica horas a fio, precise de uma consulta com especialista em aleitamento materno.
Dica, se alguém quiser determinar o tempo que o seu bebê fica no seio materno como uma regra, sem ter avaliado a mamada completa, desconfie dessa informação. Isso provavelmente vai atrapalhar o aleitamento materno, muito mais do que ajudar.
Marca aqui aquela amiga que esta grávida e precisa saber disso, ou então aquela mãe que acabou de parir e está na dúvida de como fazer. E se quiser enviar para aquela pessoa que só sabe dar pitaco na sua maternidade, fique à vontade!
Fga. Leylanne De Robertis
CRFa 2 16423.