Amamentação: É uma escolha?

Hoje vou bater um papo bem informal sobre amamentação. E principalmente para as pessoas que gostam de dar conselhos.

Amamentar, é uma escolha, sim! Da mãe da família e eu ousaria dizer do bebê também.

Eu costumo explicar para algumas mamães que o primeiro fator que as pessoas acham que dominam é a capacidade (tamanho da boca do bebê) e o conteúdo (tamanho da aréola da mãe). É aí que surge os primeiros pitacos. Que mamãe aqui nunca ouviu, até mesmo durante a gestação, a famosa frase: “você tem bico?” e se for grande, a frase é: “Vish ele não vai dar conta disso não.”

Pois bem, meus queridos, ter ou não bico, ser grande ou pequeno, não é o que determina o sucesso na amamentação. Além de todos os fatores orgânicos e funcionais (estruturas envolvidas na amamentação, como boca, língua, lábios, bico, e etc…) existem os fatores que não são palpáveis. E esses eu diria que estes, são os mais complexos.

A mãe que acaba de parir (e pode ser o primeiro segundo ou até terceiro filho. Afinal cada gestação é ser humano, e esse ser é único) está com aquele turbilhão de informações para assimilar e em meio a um maremoto de emoções e tudo isso já torna a situação beeem delicada. Nessa hora o que, essa mamãe mais precisa é apoio, da família, do marido, da mãe, da sogra, do cachorro, da amiga. E lógico de informação e se necessário um profissional especialista no assunto.

Se têm algo que não tá rolando, se o bebê não está ganhando peso, se ela acha que tem pouco leite, se o bebê não sai do peito, se o peito dela está todo machucado, ou se ela está só insegura. O que ela menos precisa ouvir, é alguém que estimule ela a desmamar (a desistir, deixar para lá, dar mamadeira, dar fórmula), sabe porquê????

Porque essa frase vai doer muiiiito, essa mamãe planejou durante toda gestação amamentar com leite materno exclusivo e vem alguém (que baseado na própria experiência de vida) para dizer que não está dando certo. Então queridos leitores: APENAS OUÇA essa mãe, e se ver que não dá conta de apenas ouvir. Dá uma segurada nos comentários, sugira que ela procure algum especialista no assunto, que existem diferentes formas de fazer dar certo e, um olhar especializado pode ajudar.

Toda rede de apoio é bem-vinda e é super importante. Todo conselho deve ser analisado antes de ser cuspido em cima de qualquer mamãe com real desejo de amamentar.

Apoie e incentive o aleitamento materno, as vezes seu único papel é ouvir.

Amamentação: É uma escolha?de 01 a 07 de Agosto.

Compartilhe este artigo:

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on telegram
Telegram
Share on email
Email

Você também pode se interessar por...

× Posso te ajudar?