Amamentação na Gestação

Amamentação na Gestação

O que é importante, saber sobre amamentação, ainda na gestação.

Escolher o obstetra, exames e mais exames, consultas, chá de bebê, arrumar o quarto, escolher o nome, saber o sexo etc… Durante a gestação são muitas as mudanças que acontecem na vida do casal.  Uma infinidade de coisas novas para pensar e preparar e diante de tantas coisas, as vezes a amamentação fica só para quando o bebê nasce.

O preparo para o aleitamento materno, seria incrível, se começasse ainda com o bebê na barriga.  Como?

Fácil a resposta: Em uma consulta com um especialista em aleitamento materno!

“Mas meu médico disse que não preciso preparar as mamas, meu corpo vai fazer isso sozinho!”

De fato, essa informação está certa.

Mas amamentar é muito além que as mamas prontas e o bebê com fome.

Amamentar, não é tão instintivo quanto algumas pessoas imaginam!  Muito menos lindo e belo, como a atriz que posou para foto da campanha de amamentação do ministério da saúde.

Amamentar é uma construção sociocultural, multifatorial, que depende: do desejo da mãe, da anatomia do bebê, da rede de apoio, do que essa mãe já viu e viveu sobre a amamentação, fatores fisiológicos, psicológicos e também de informação cientifica atualizada. Por isso a importância da consulta com especialista ainda na gestação!

Se você não deseja amamentar (e aqui livre de julgamentos) você tem todo direito. Apenas levanto a bandeira, para que você tome essa decisão após uma conversa com especialista.  Não decida isso, baseado na experiência da avó, da mãe, da sogra da prima. Saber o que o aleitamento materno promove, o que pode ou não acontecer, como, e o que fazer em cada momento e o quanto tudo isso pode influenciar em cada dupla de mãe e bebê, vão tornar sua decisão consciente ou as vezes até muda-la.

Se você deseja amamentar e está imaginando que é tranquilo, que vai ser fácil, porque você mamou até um ano e oito meses, e todos os seus irmãos também. Aqui serei bem sincera, isso acontece, mas é bem mais raro do que gostaríamos. Então, convido-lhe também, a não se basear na história do outro e sim, se preparar para sua amamentação.

De modo geral, é importante saber que:

  • O seu corpo irá fazer as mudanças necessárias para a amamentação.
  • Provavelmente acontecerá escurecimento do mamilo, crescimento das mamas.
  • Conchas para formação de bico: são contraindicados os resultados são temporários. (para algumas mulheres) podem causar infecções e traumas mamilares.
  • Para as gestantes com mamilos, planos, curtos, invertidos é importante saber que a pega correta envolve bico e aréola este fator não é determinante para amamentação.
  • Não é necessário passar buchas para “calejar” ou regenerar a pele, isso só tornará mais sensível a região e mais fácil de machucar.
  • A exposição a luz do sol não contraindicada.
  • Se você tiver a oportunidade de consultar um especialista e passar seu desejo em relação ao AM, ela poderá lhe guiar sobre o que é importante investir e ter no seu enxoval.

 Vejo com frequência algumas mães, baseados na experiencia alheia comprar a mamadeira XYZ que imita o seio materno e na hora que oferecem ao bebê ele não aceita, ou ainda 199 coisas que elas não sabem para que servem ao certo, ou quando usar e as vezes não são necessárias.

Informação, estudo e conhecimento não fazem mal a ninguém, e em qualquer área da nossa vida. Por isso invista em uma consulta com especialista em AM.

Fga. Leylanne De Robertis.

CRFa/2 16423.

Compartilhe este artigo:

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on telegram
Telegram
Share on email
Email

Você também pode se interessar por...

× Posso te ajudar?