Bico de Silicone: Ajuda ou atrapalha?

Bico de Silicone: Ajuda ou atrapalha?

Seguindo as recomendações dos 10 passos para sucesso no aleitamento materno encontramos no item 9: não dar bicos artificiais ou chupetas para crianças amamentadas no seio.  Ou seja, não devemos colocar bicos artificiais incluindo o bico de silicone para criança que é amamentada no seio.

Tal prática é muito comum, principalmente nas maternidades públicas com a inciativa do hospital amigo da criança, porém nas maternidades particulares (o que eu vejo) é outro panorama. Por sinal, o uso indiscriminado do bico de silicone ou também conhecido como protetor de silicone, bico intermediário (Se você ainda não identificou o que é, é como se fosse uma extensão de bico do peito).  Antes de dar a reposta da pergunta do post, vamos entender o que acontece (na fisiologia) quando ele não é usado e quando ele é usado.

Bico de Silicone: Ajuda ou atrapalha?
Bico de Silicone para Amamentar

Quando o bebê vai direto ao seio (sem o bico de silicone) a língua e a mandíbula realizam uma série de movimentos “sincronizados” de frente para traz, de baixo para cima (apertando contra o palato) e ondulatório tracionando o mamilo da mãe para que ocorra a extração do leite, ou seja, a gama de movimentos é complexa para ocorrer, por diferença de pressão a extração do leite.  Entendido esta parte.

Quando é colocado o bico intermediário de silicone, ele quem ocupa o espaço o fundo da boca do bebê (que deveria ser ocupado pelo mamilo da mãe) o movimento de frente e para traz que a língua e a mandíbula deveriam realizar deixa de existir, ou diminui a amplitude do movimento, sendo assim o bebê realiza apenas a movimentação vertical e o padrão de sucção fica alterado. Entendido esta outra parte, vamos pensar juntos.

É mais fácil com o bico intermediário de silicone? Sim (para a maioria dos bebês). PORÉM, o mais fácil não é o mais correto, tão pouco o ideal.

Pausa para uma explicação fisiológica. Os bebês nascem com o queixo um pouco para traz (para facilitar a passagem na hora do parto) e o curioso disto é que uma das funções da SUCÇÃO EM SEIO MATERNO é fazer com que este queixo venha para frente.

Deu pra sacar agora o porque o mais fácil não é o ideal? (Este é um dos motivos), além do que corre o risco do bebê acostumar este padrão fácil de sucção e largar o peito da mãe muito cedo.

Aí vem alguém me dizer: Ah eu usei e deu tudo certo. Eu digo ótimo! Mas aqui estamos orientando a maioria e com a maioria pode não dar certo.

Outra pergunta: Mas você nunca indicou?

Minha resposta: Já indiquei, com muito critério, em bebês que já estavam sendo acompanhados por mim e PRINCIPALMENTE POR UM DETERMINADO TEMPO, sempre lembrando a importância de retirar. Ou seja, para mim a utilização do bico intermediário de silicone DEVE SER MUITO criteriosa e acompanhada (tipo remédio, com dosagem e prescrição, com começo meio e fim).

Respondendo à pergunta do post, ele ajuda ou atrapalha? Depende! Depende do caso do bebê, da família e tudo deve ser avaliado.

Se você utiliza e quer se livrar dele, ou se você utiliza e depois deste post viu que precisa retirar procure um especialista em amamentação.

 

Fonoaudióloga Leylanne De Robertis – CRFA/2 16423

Compartilhe este artigo:

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on telegram
Telegram
Share on email
Email

Você também pode se interessar por...

× Posso te ajudar?