Você sabe qual papel do consultor em AM?
No Brasil não existe uma regulamentação para o consultor em aleitamento materno (AM). Ou seja, é uma profissão que não têm uma lei estabelecida, também não têm um conselho de ética que regulamente a profissão. Isto não significa que é ilegal. Ok?! Então saiba você, que qualquer pessoa pode ser consultor em aleitamento materno, porque não existe uma faculdade para esta profissão.
Eu, sou Fonoaudióloga de formação e também faço consultoria em AM.
Existem vários cursos de capacitação e consultor de AM. O IBLCE (Internacional Board of Lactation Consultant Examiners – Conselho internacional de Avaliação de Consultores em Lactação). É um órgão internacional independente, mediante a realização a inscrição cumprimento dos critérios e realização de uma prova confere a credencial de Consultor em Lactação.
E porque, eu, estou dizendo tudo isso?! Primeiro, porque informação é sempre bem-vinda. Segundo, desta forma você, pode se deparar com consultores em Amamentação de diferentes formações de base (médicos, dentistas, psicólogos, nutricionistas, fisioterapeutas, Fonoaudiólogos, etc…). Independente da formação de base existem algumas premissas básicas para ser um consultor em aleitamento materno.
É importante deixar claro, um aspecto não é mais relevante do que o outro, em detrimento as ordens descritas.
“Eu te entendo e quando eu não te entendo eu te aceito. Acima de todas as coisas eu te respeito” Autor desconhecido – Esta frase eu li na referência que está descrita no final deste post, baseado nela, vou descrever o que tange o trabalho com amamentação:
- Toda família e dupla de mães e bebê são protagonistas de sua história.
- Ouvir e acolher.
- Acolher e respeitar as manifestações do indivíduo, assim como aos seus valores socioculturais e tradições.
- Informar e não julgar.
- Avaliar e identificar o que está acontecendo.
- Orientar e corrigir algo, se necessário.
- Criar espaço para construção de estratégias individualizadas que viabilizem o objetivo final.
- Fornecer informações atualizadas baseadas em evidências.
- Apoiar, capacitar e fornecer material necessário para que o processo seja mais tranquilo.
Cada profissional tem uma metodologia de trabalho, ou um protocolo e uma abordagem diferente, isso faz com que cada família encontre o profissional que atenda suas necessidades. Acima de tudo este profissional, precisa lhe deixar confortável para suas escolhas, apoiando-as e respeitando-as.
Vale lembrar, chamar um consultor, não significa a solução dos seus problemas tampouco sucesso em amamentação. A consultora é uma pessoa com expertise no assunto, lhe fornecerá informações, orientações tarefas de forma individualizada respeitando sempre suas e suas escolhas.
Fga. Leylanne De Robertis – CRFa 2 /16423
Referências bibliográficas:
Tratado do especialista em cuidado materno infantil com enfoque em amamentação. Editora MAMEBEM.