Oi pessoal,
Amamentação é um dos assuntos que eu mais gosto de conversar, estudar, escrever e principalmente atender. Segundo a OMS (Organização Mundial de Saúde) o Aleitamento Materno na primeira infância salvaria mais de 820 mil crianças menores de cinco anos em todo o mundo.
Diante deste número este é um assunto que não pode ser banalizado, penso como é incrível como os bebês são capazes de nos ensinar muito mais do que podemos ensinar para eles. Digo isso, pois saio com a sensação que aprendi muito mais que ensinei e isto torna cada consultoria em amamentação única. Mágico não é!?
A consultoria em amamentação é um atendimento que pode ser realizado em domicilio ou no consultório com o principal objetivo de auxiliar a dupla de mãe e bebê a superar a dificuldade enfrentada naquele momento.
A consultoria pode se fazer necessária em diferentes momentos da amamentação, não é uma regra que toda mãe necessite de uma consultoria, porém é muito mais comum do que você imagina o número de mães que passam por alguma dificuldade durante a amamentação.
Então, se você é do time que já escutou que: “amamentar dói mesmo”, ou “ é muito difícil amamentar e precisa ter coragem”, ou já sugeriram para você desistir e dizendo que isso é bobagem “dê a fórmula que está tudo certo”, ou já escutou qualquer frase estigmatizada sobre amamentação, continue lendo, porque meu objetivo aqui é que você não faça parte do time das pessoas que falam isso! E sim, pessoas que acolhem as angustias daquela mamãe e lhe ofereça suporte para ela seguir na tarefa de amamentar (pois na real, talvez seja realmente isso que ela precisa).
Acho que vale a pena saber primeiro quais são as dificuldades mais comuns, desta forma você que não é mãe, ou não está amamentando consiga identificar que a mamãe que você foi visitar na maternidade e/ou em casa precisa de ajuda profissional.
Em um estudo realizado no sul do pais e publicado em abril/2018, foram listados as dificuldades relatadas pelas puérperas (mães que acabaram de parir) encontradas durante o período de amamentação são elas:
- Necessidade de retornar ao trabalho.
- Complicações como dor, fissuras no mamilo, ingurgitamento, demora na descida do leite, desconforto ao amamentar, o bebê ficar sonolento, mamar várias vezes ou rejeitar a mama.
Eu ainda incluiria nesta lista as dificuldades relatadas pelas minhas pacientes:
- O pediatra pediu para dar fórmula, meu leite é fraco, tenho pouco leite.
- Meu bebê está com dificuldade para ganhar peso, preciso complementar a mamada, mastite, só conseguir amamentar com o bico de silicone.
Bom, é importante saber que todos esses fatores citados têm alguma causa e isto que leva a esta queixa e/ou a dificuldade apresentada, e não podemos ignorar estas queixas ou dificuldades.
A informação é o maior instrumento que podemos passar para uma mamãe que quer amamentar (em amamentação todo mundo têm um pitaco para dar, não é mesmo?!), a diferença entre um pitaco e todas as informações dadas durante minha consultoria, é a capacitação nela envolvida: horas de estudo, olhar clinico, conhecimento da fisiologia e é claro diversidade de duplas (mães e bebês) que eu já tive o prazer de acompanhar.
Cada bebê têm uma configuração anatômica e por incrível que pareça uma história que começou a ser construída desde sua concepção, uma mamãe pode ter passado tranquilamente pela amamentação no primeiro filho e ter tido dificuldades somente no segundo filho, ou também não ter conseguido amamentar o primeiro filho e querer fazer diferente no segundo. Cada dupla de mamãe e bebê são únicas com todos os aspectos anatômicos e fisiológicos diferenciados de todos os outros, e meu papel como CONSULTORA EM AMAMENTAÇÃO, é identificar o “problema” e fornecer instrumentos e acompanhar esta dupla para superar estas dificuldades.
Se você escutar que algum conhecido que está passando por alguma dificuldade, de uma forma acolhedora e gentil, sugira que ela procure ajuda de uma consultora, compartilhe esse link, e se esta pessoa for próxima dê de presente uma consultoria (eu particularmente amo quando alguém me chama dá uma consultoria de presente à uma mamãe). Tenho certeza que você fará a diferença em duas vidas.
Referência bibliográfica citada no post:
Urbanetto PDG; Gomes GC; Costa AR; et al. Facilidades e dificuldades encontradas pelas puérperas para amamentar. Rev Fund Care Online. 2018 abr/jun; 10(2):399-405. DOI: http://dx.doi.org/10.9789/21755361.2018.v10i2.399-405
Contato
LEYLANNE DE ROBERTIS – CRFA 16423 /SP
Tel.: (11) 5531-3812 / (11) 99116-8478
atendimento@fonoessence.com.br
Rua Luisiania, 260 – Brooklin – São Paulo – SP