Será que ele existe?
Sabemos que a gestação humana pode durar até 40 semanas, diante disso, entendemos que o bebê está apto para nascer e conhecer o mundo fora do útero. Porém, o processo de adaptação extra útero não é tão repentino quanto imaginamos.
Vamos construir um raciocínio, o bebe passa nove (ou 10) meses em um ambiente, em que ele não precisa: se alimentar, regular sua temperatura corporal, respirar. Tudo isso, acontece passivamente. Após o nascimento, o corpo precisa dar conta das funções em um ambiente totalmente novo.
Nos primeiros três meses de vida, os bebês, sente muita insegurança e medo neste novo ambiente. Afinal, toda mudança assusta no começo. Por isso, podemos chamar de quarto trimestre de gestação.
Agora que já tem conhecimento deste período adaptativo, cabe aos pais e cuidadores, criar um ambiente acolhedor, cheio de sensações conhecidas e agradáveis ao bebê, parecida com as que ele desfrutava 24h dentro do útero.
No útero, ele ficava aconchegado em posição fetal, cercado por um som constante e intenso. E muitas vezes reproduzimos este som, de forma inconsciente quando pegamos o bebe no colo e falamos SHHHHHH….
O pediatra Harvey Karp, americano, autor do livro “o bebê mais feliz do pedaço” e também membro da academia americana de pediatria, nos apresenta o: REFLEXO CALMANTE, responsável por restabelecer a calma e interromper o choro.
Esse reflexo, é desencadeado quando se recria um ambiente que o bebe está familiarizado, ou seja, intra útero. Para conseguir o reflexo calmante, é necessário seguir 5 etapas (5s).
1º Swadding: Embrulhar
2º Side posicion: Colocar de lado ou de bruços
3º Shushing: Fazer SHHHHH com som de fundo bem alto
4º Swinging: Balançar com movimentos ritmados
5º Sucking: Fazer o bebe sugar.
Os passos são simples, devem ser realizados na ordem.
Na prática:
1º Embrulhar, o bebe precisa estar apertadinho prepara para ser tranquilizado, evita que ele se agite e existe involuntariamente. Tranquilo aqui, fará com que o bebê consiga prestar atenção nas próximas etapas. Atenção os braços devem estar em posição de flexão, dobrados, como no final da gestação.
2º colocar de lado ou de bruços, promove segurança, impede a sensação de queda livre.
3º SHHHHH ou ruído branco, feito, alto e forte, ele imita o som do sangue correndo pelas artérias, som que o bebe está bastante familiarizado. Por isso, é comum os bebes ficarem calmos com som de secador de cabelo, aspirador de pó. Para ter sucesso nesta etapa, o cuidador deve aproximar a boca de 5 a 10 cm do ouvido do bebe e fazer o som do SHHHH. O volume deve ser ajustado até que esteja no mesmo nível do choro, deve ser emitido de forma firme segura e persistente. Existem apps que fazem esse som!
4º balançar, pois o bebê está acostumado com movimento, se realizados na vertical, ritmados e repetitivos, são bastante eficazes para acalmar os bebes.
5º sugar, fará com que o bebe atinja um estagio profundo de tranquilidade. Sugar estimula o cérebro a liberar substancias que acalmam e relaxam, eles sentem prazer nesta ação.
Fato que esses passos exigem treino e prática.
Os 5 S, pode ser realizado por qualquer pessoa e favorecerá a adaptação do bebe ao mundo fora do útero.
É importante para os pais terem conhecimento do quarto trimestre de gestação. Saber que é uma fase, pode deixar o processo mais leve e tranquilo, será de extrema importância para o bem-estar da criança e dos pais.
Referência bibliográfica:
Tratado do especialista em cuidado materno – infantil com enfoque em amamentação. Ed Mame Bem.
Fga. Leylanne De Robertis
CRFa 2 /16423