Desenvolvimento da fala dos 12 aos 24 meses

Desenvolvimento da fala dos 12 aos 24 meses

Olá, papais e mamães, conforme contei um pouco para vocês sobre o desenvolvimento da fala no primeiro ano de vida, este post contará como seguiremos dos 12 aos 24 meses.

É esperado, segundo documento publicado pela Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia (SBFA), que as primeiras palavras apareçam em torno dos 12 a 16 meses, e em geral são palavras fáceis de pronunciar e que têm importância na vida do bebê.

É comum que as primeiras palavras sejam as com fonemas bilabiais (/P/ ; /M/) porque são mais visuais e fáceis de imitar. Por estes dois motivos que normalmente as primeiras palavras são: “mama e papa” (mamãe e papai), pois além de serem pessoas da rotina e super importantes da vida do bebê os fonemas são fáceis de pronunciar. Mas se a primeira palavrinha do seu bebê não foi nenhuma dessas, não têm problema nenhum, ok?

Logo que surgem as primeiras palavras o bebê passa por um constante processo de desenvolvimento da fala e da linguagem (leia o post que diferencia este assunto). É papel fundamental dos pais, e de quem fica a maior parte do tempo com as crianças, proporcionar um ambiente para desenvolver estas habilidades.  Aí vêm a seguinte pergunta, como? E a minha resposta é bem simples: Brincando! Isto mesmo (leia o post a importância do brincar e desenvolvimento de linguagem). É através da brincadeira que seu bebê conseguirá aprender outras novas palavras.

Inicialmente essas palavras contém omissões de sons (ex: aua = agua; papa = papai, eiti= leite) , podem ser onomatopeias (por exemplo: au au – para cachorro; pipiu = passarinho);  Podem ser uma frase inteira em uma só palavra (cabouaua= acabou a agua; quémai= quero mais), ou ainda uma frase com dois ou três vocábulos (ex: qué mai eiti = quero mais leite). E estas manifestações são esperadas e fazem parte do desenvolvimento.

Entre os 18 e 22 meses as crianças são capazes de emitir cerca de 20 palavras e entender cerca de 50.  É esperado também que o bebê seja capaz de produzir um diálogo por especularidade e complementaridade, por exemplo:

Adulto: Onde você estava?

Bebê: “tava”

Adulto: “Isso, onde você foi?”

Bebê: “Foi icola”

Adulto: “Quem te buscou? A mamãe?”

Bebê: “Mamae bucou”

Nesta fase o bebê já entende ordens rotineiras e situacionais com duas ações, por exemplo: “Pega o brinquedo e guarda na caixa”. E a criança é capaz de realizar.  Uma tarefa muito legal para realizar nesta fase é pedir para criança guardar os brinquedos e ir nomeando cada um deles, desta forma ela têm a entrada auditiva do som do objeto e uma “responsabilidade” de guardar o brinquedo.

E por volta dos 23/24 meses, já podemos chamar os bebês de crianças e também nesta fase que eles passam pelo chamado “boom de linguagem” ou explosão de vocabulário, podendo dobrar ou triplicar o número de palavras do seu vocabulário.

Sabemos que cada criança tem sua linha e tempo de desenvolvimento, porém é importante que uma criança que ainda não fala, ou fala pouquíssimas palavras aos 2 anos, passe por uma avaliação Fonoaudiológica, para que o profissional investigue o motivo.

Desenvolvimento da fala dos 12 aos 24 meses

 

Compartilhe este artigo:

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on telegram
Telegram
Share on email
Email

Você também pode se interessar por...

× Posso te ajudar?