Dicas para Ordenhar o Leite Materno

Dicas para Ordenhar o Leite Materno

Como garantir o melhor resultado.

Hoje resolvi escrever o que muitas vezes eu oriento nas minhas consultorias em aleitamento materno.  Porém antes das valiosas dicas, vamos esclarecer alguns pontos.

1º  A quantidade de leite que você ordenha na bomba elétrica ou manualmente não é a mesma que seu bebê ingere.

Portanto, não fique chateada se o volume na ordenha foi menor do que você esperava. Isso porque a dinâmica que o bebê exerce no seu seio é completamente diferente da ordenha seja ela manual ou elétrica.

2º O volume de leite vai variar ao longo do dia, é comum a primeira mamada ou ordenha sair bem mais leite do que a ordenha do final do dia. Mesmo assim, lembre-se: SM não é estoque é fábrica.

A fisiologia da lactação, nome bonito dado para a fisiologia da produção do leite materno, acontece mediante a mudança hormonal que acontece após o parto.

Existe um hormônio que é responsável pela síntese do leite chamado de prolactina, este hormônio é liberado no corpo quando o estimulo de sucção (principalmente do bebê) ocorre na mama. Desta forma, o corpo da mãe entende que, quanto mais a região do bico e aréola (complexo aréolo-mamilar) for estimulado, mais prolactina será liberado, logo MAIS LEITE a mãe vai ter.

Porém, a prolactina não é o único hormônio envolvido na amamentação.  A sucção exercida na mama envia informações ao Hipotálamo (região do cérebro) que pode e deve liberar a OCITOCINA (outro hormônio envolvido no processo). A ocitocina “gerencia” as células que envolvem cada alvéolo mamilar que direciona o leite para o ducto lactífero em direção ao mamilo.  A ocitocina, também conhecida como hormônio do amor desencadeia sensações de afeto na mãe.

Agora que eu já expliquei como funciona a produção do leite materno em linhas bem gerais, vamos as dicas.

  • A primeira ordenha após um período de descanso geralmente terá mais volume de leite
  • Quando for ordenhar, fique em um lugar tranquilo isso facilita a troca de informações que acontecerá dentro de você. Manterá o pensamento no seu bebê.
  • Estimule o seu olfato, com uma peça de roupa ou cobertor com cheiro do seu bebê
  • Estimule sua visão, com um vídeo, foto do seu bebê. Se for amamentando melhor ainda.
  • Se o bebê estiver perto e tranquilo, aproveite a oportunidade
  • Procure ordenhar mais ou menos no mesmo horário (principalmente as mães que vão voltar a trabalhar).
  • Tome bastante água
  • Tenha uma alimentação balanceada
  • Descanse sempre que possível (acho que esta, é a mais difícil de conseguir), mas entenda que terá impacto na produção do leite.
  • Evite bicos artificias e procure corrigir a pega
  • Valorize qualquer volume de leite
  • Laser, bandagem e também alguns protocolos ajudam o processo, porém sempre sob supervisão de um profissional.

Pontuei aqui algumas dicas que lemos na maioria da literatura, existem casos que precisam de outras orientações. Caso você colocou estas dicas em prática e ainda está com dificuldade, vale a avaliação de um especialista em amamentação. Nenhuma orientação na internet substitui a consulta presencial.

Referências bibliográficas:

Tratado do especialista em cuidado materno infantil com enfoque em amamentação.

Editora MAMEBEM.

Compartilhe este artigo:

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on telegram
Telegram
Share on email
Email

Você também pode se interessar por...

× Posso te ajudar?