Golden Hour, você sabe o que é?

Golden Hour, você sabe o que é?

Para você que é gestante, tentante, mamãe e papai, vou escrever um pouco sobre o que é a Golden Hour.

A Golden Hour ou em português hora de ouro, é um dos principais momentos do parto.  Por isso, é de fundamental importância que as pessoas envolvidas com grávidas, principalmente na sala de parto, tenham conhecimento deste momento.

Além do conhecimento inclusive dos pais, todos envolvidos no trabalho de parto devem se preocupar em ter disponibilidade, disposição e habilidade para favorecer a dupla (mãe e bebê) e o parceiro (a) a vivência da Golden Hour.

  • Alguns autores afirmam que há influências positivas da Golden Hour, principalmente para o desfecho, estabelecimento e manutenção do aleitamento materno isso porque:
  • A sucção da mama logo após o nascimento estimula a secreção de prolactina e ocitocina, hormônios que induzem a produção e ejeção do leite.
  • Bebês, que tem a oportunidade de experimentar a amamentação logo após o parto, são capazes de construir programações motoras que favorecem a dinâmica de amamentação – principalmente, bebês, de mães que têm mamilos planos ou invertidos.

Em função do contato pele a pele da Golden Hour ocorre:

  • Colonização da pele do recém-nascido pela microbiota da mãe.
  • Regulação da temperatura corporal (o bebê que acabou de nascer em uma sala com 23º C é igual um adulto nu em uma temperatura de 0º).
  • Contribuição para estabilidade respiratória.
  • Manutenção dos níveis de glicemia estáveis.

Podem surgir perguntas como:
“Se meu bebe não conseguir sugar neste momento?” –  Mais importante que o ato de mamar em si, é o acolhimento do bebê pela mãe tão breve quanto possível pelos motivos que citei.

Apesar de todos esses benefícios, ainda, algumas unidades e equipe de saúde são muito rígidas, no que diz respeito, ao cumprimento de protocolos. Imediatamente após o nascimento do bebê a realização de algumas coisas como: cortar o cordão umbilical – antes mesmo de parar de pulsar, medir, pesar, aspirar, colírio e etc… Por isso, é importante conversar com seu obstetra, doula, e toda equipe que te assiste sobre quais procedimentos são realmente necessários. Quais podem esperar alguns minutos, desta forma junto com seu companheiro fazerem o seu plano de parto e expor seu desejo à equipe, claro se for seguro para todos os envolvidos.

Vale a pena deixar claro, que as vezes, intercorrências podem acontecer e algumas mamães não vivenciam a Golden Hour, e está tudo bem. O importante é sempre a segurança da mamãe e do bebê em primeiro lugar.

O respeito, a humanização deste processo são fundamentais.

Fga. Leylanne De Robertis

CRFA 2/ 16423.

Referências Bibliográficas:

Tratado do especialista em cuidado materno infantil com enfoque em amamentação. Editora MAMEBEM.

http://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/atencao_humanizada_metodo_canguru_manual_3ed.pdf

http://www.scielo.br/pdf/rsp/v48n4/pt_0034-8910-rsp-48-4-0697.pdf

Compartilhe este artigo:

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on telegram
Telegram
Share on email
Email

Você também pode se interessar por...

× Posso te ajudar?