Oi pessoal, hoje vamos conversar um pouco sobre trocas na fala. E em especial das crianças com dificuldades no famoso R.
No português brasileiro o R muda o som de acordo com o seu local na palavra e também com a região do país o mesmo R no mesmo local da palavra é falado de diferentes formas, então vamos por partes.
O R no começo da palavra e /ou os dois ERRES (Rato, Rua, Redondo, Carro, Marreco) é aquele som que produzimos com o fundo da garganta, para identificar melhor aquele som parecido com o gargarejo. É comum, uma criança de 3 anos a faça algumas variações deste som como:
Omitir: falar por exemplo: Ato (Rato), UA (Rua).
Substituir: Lato (Rato), Lua (Rua), Calo (Carro)
Semi-vocalizar: CaUO (Carro), MaIEco Marreco).
Todos estes três exemplos são esperados nesta fase, e desaparecem por volta dos 3 anos e 6 meses com o aparecimento do som corretamente.
O R após uma vogal seguido ou não de uma consoante (Calor, Carne, Mercado, Mar) é produzido de diferentes formas, em geral de uma região para outra o paulistano fala: Vou ao Mercado e o som do R é produzido com a ponta da língua vibrando rapidamente. Já o carioca, normalmente fala: vou ao Merrcado (prologando o R que vira aquele som do fundo da garganta). E no processo de desenvolvimento de fala como fica?
A criança pode os seguintes processos:
Reduzir: MA (MAR), Mecado (Mercado)
Semivocalizar: CAIne (Carne), CalOI (Calor).
E estes sons são substituídos pelo fonema correto por volta dos quatro anos.
O R entre vogais (pERA) cAREta, pEREca, mORAngo), é o som que realizamos com a vibração rápida da ponta da língua atrás dos dentes superiores centrais. É um dos sons últimos a ser adquirido, porém temos que ficar atentos para o que acontece ainda dentro dos processos de desenvolvimento de fala. Ou seja, a criança pode:
Reduzir: CAEta (Carera) Peeca (Pereca)
Subistituir: Caleta (Careta); Peleca (Pereca)
Semivocalizar: Peia (Pera), Moiango (Morando)
E todos esses sons devem ser substituído pelo som correto até por volta dos quatro anos e seis meses.
Já perceberam que: Aos quatro anos e meio a criança já pode produzir corretamente a frase: “Quero carne”.
Não menos importante, porém considerados por alguns o mais difícil, o som do R entre consoantes (PREto, BRANCO). Vocês observam as crianças falando assim:
Simplificação: Peto (preto), Banco (Branco)
Substituição: Pleto (Preto), Blanco (Branco)
E é esperado que estes “erros” ocorram até os cinco anos, dai em diante a criança já deve produzir o som corretamente.
Pessoal, vale deixar claro que eu coloquei as idades, mas cada criança tem seu tempo de desenvolvimento e pode variar alguns dias e até meses.
Porém, que é importante vocês terem muito claro é que qualquer “erro” que ultrapasse muito a idade que a literatura mostra ou ainda as crianças que realizam muitas trocas na fala cabe uma avaliação.