Bom, o que me deu a ideia de escrever este post foi o Instagram, uma influencer contou que iria preparar o mamilo para amamentar o bebê dela. Corri nos Stories e resolvi alertar um pouco sobre o processo e também me veio a ideia de escrever para vocês o que a comunidade cientifica diz a respeito deste assunto.
A primeira coisa que a gente precisa dizer é o corpo humano é muito sábio e desde o primeiro dia da concepção o seu corpo começa a sofrer mudanças para a chegada deste bebê.
A segunda coisa é que: O que falaram para sua mãe, avó, tia e etc. quando elas amamentaram pode (e muito provavelmente) ter caído por terra. Isso porque ao longo dos anos sofremos muita interferência da indústria alimentícia que desestimulou a mulher a amamentar. Sendo assim, se faz tempo que estas pessoas amamentaram se atenha a agradecer a dica e se apegue e empodere-se ao que mais atual no mundo voltado a amamentação está dizendo. Ok?
Então vamos começar primeiro pelo que era dito no passado e hoje caiu em desuso: Passar pomada para não machucar – o que não machuca é a pega correta, passar bucha ou esticar o mamilo – pode deixar a pela mais fina e gerar traumas desnecessários, uso de seringa ou concha para formar o bico- durante a gestação a pele fica mais elástica e os mamilos podem mudar sua forma, além do que o bebê não mama só no bico e sim no complexo aréola-mamilar. Passar toalha áspera ou qualquer coisa no seio afim de evitar traumas se mostraram ineficazes ao longo dos anos.
Costumo dizer o mais importante durante a gestação é o conhecimento adquirido sobre amamentação, isto sim é um aspecto de fundamental importância. Desta forma a gestante e a família saberão o momento de buscar ajuda com e principalmente superar as dificuldades ao longo deste processo que são muito mais comuns do que se imagina.
Sendo assim, a única recomendação que fazemos sobre o preparo das mamas em si é se possível tomar sol (até as 10h ou após as 16) diariamente e pouco tempo.
Agora que você já sabe o que fazer nos próximos meses enquanto espera a chegada do seu bebê, confie no seu corpo, ele vai se preparar para a chegada do seu bebê. Fique atenta as diferentes mudanças que ocorrem ao longo das semanas de gestação e principalmente curta o processo.
Se tiver alguma dúvida deixe aqui nos comentários.
Fonoaudióloga Leylanne De Robertis – CRFA 2 -16423.
Referência Bibliográfica