O que observar do meu bebê dos 0 aos 6 meses – Aspectos Fonoaudiólogos

O que observar do meu bebê dos 0 aos 6 meses – Aspectos Fonoaudiólogos

Primeiro é importante lembrar, que não devemos comparar nossos filhos com os do vizinho, da prima, e o ideal seria que não comparar nem com o irmão mais velho.

Isso porque cada ser humano é único, têm seu desenvolvimento neurobiológico intrínseco e os fatores do ambiente que corroboram para que cada indivíduo responda de diferentes formas ao mesmo estimulo.

Porém, a ciência está ao nosso lado para sabermos o que acontece com a maioria dos indivíduos da mesma idade, e isso acontece ao longo da nossa vida, por exemplo: de X a Y idade acontece a primeira menstruação da mulher, depois de sei lá eu quantos anos ela passa para a menopausa, já com os homens na adolescência acontece a muda vocal e a voz passa de fina para ficar mais grossa. Isso define o que a maioria chama de normalidade, ou desenvolvimento típico. Ele, é importante, por ser o norte   do que esperar em cada idade e assim observarmos os marcos do desenvolvimento.

Dos 0 aos 6 meses o bebê, quando exposto à sons altos, vai apresentar reações por exemplo parar de mamar, piscar, se assustar e, reage de forma não consistente aos sons familiares.  Veja bem, não significa que você deve sair batendo panelas para estimular a audição do seu filho. Por favor não faça isso. Porém, é importante nessa fase, principalmente durante os sonos diurnos do bebê, a casa mantenha o ruído normal. Não é porque o bebê dormiu, que tudo fica escuro e em silêncio. Desde já vamos norteando esses conceitos.

A comunicação do bebê (sim, o bebê ainda não fala) mas já é capaz de se comunicar. Será por variações de entonações. Os choros ganham significados e aos poucos os pais são capazes de diferenciá-los.  Choro de fome, de dor, e de qualquer outra coisa.  Seu bebê vai chorar, porque esta é a única forma dele avisar o mundo/você que não está satisfeito com algo. Vai chorar, porque sente calor, porque sente frio, porque quer mudar de posição (mas ainda esses mais elaborados, não têm legenda, é na tentativa e erro mesmo rs*). Por volta dos três ou quatro meses o bebê começa a perceber que o mundo é mundo, que ele já saiu da barriga da mamãe, olha que maluco que ele é outra pessoa!  Junto com este processo, ele vai começar a utilizar a voz de diferentes formas, ele vai rir, vai gargalhar, emitir sons ritmados, como se estivesse conversando. Ah, ele também presta atenção quando alguém conversa com ele, portanto, é muito importante falar com o bebê, desde sempre!

No próximo post vamos continuar os marcos (fonoaudiólogos do desenvolvimento).

 

Fga. Leylanne De Robertis CRFa2 /16423

Compartilhe este artigo:

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on telegram
Telegram
Share on email
Email

Você também pode se interessar por...

× Posso te ajudar?