O Que Pode Levar ao Desmame?

O Que Pode Levar ao Desmame?

Oi pessoal, primeiro vamos deixar alguns termos técnicos bem claro. Isto porque na minha prática clínica ainda vejo uma confusão entre eles.

  1. Aleitamento Materno (AM): são crianças que mamam no peito.
  2. Aleitamento Materno Exclusivo (AME): são crianças amamentadas SOMENTE no Peito. Ou seja, ZERO chucas, zero fórmulas, zero água, e zero sucos. A única coisa que o bebê recebe aqui é o leite que vem do peito, ok?
  3. Aleitamento Misto (AM): leite materno e fórmula (oferecido em qualquer utensílio – copo, mamadeira colher).

Dito isto, acabei de ler um artigo que vou deixar a referência no final realizado em Porto Alegre. Nele as autoras analisaram isolada e de forma concomitante os principais fatores que levaram ao fim só AME no primeiro mês de vida.

A OMS em consenso com ministério da Saúde e a Unicef que o AME seja praticado até os 180 dias se vida do bebê, ou seja, até o Sexto mês de vida. Para se ter uma ideia em 2008 a taxa de AME no Brasil era de 54 dias.

Voltando ao estudo de Porto Alegre, elas elencaram três principais aspectos que levaram ao fim do AME no primeiro mês.

  1. Uso de bicos artificiais, a famosa chupeta e mamadeira
  2. Fórmula láctea oferecida ainda na maternidade
  3. Problemas com as mamas após a alta.

Isso significa que você não pode oferecer leite, mamadeira ou que porque sua mama rachou você vai parar de dar o peito??

Não! Não significa nada disso.

Mas cabe uma reflexão que todos os 3 aspectos citados merecem ser acompanhados com muita cautela.

Toda e qualquer prescrição de fórmula na maternidade deve ser muito bem delimitada e avaliada e digo mais, só deveria acontecer após uma intervenção de um consultor em amamentação.

Os demais, eu colocaria quase que um em consequência do outro. Aí vc me pergunta:  Mas porquê???

Acompanhe meu raciocínio. A mamãe teve problema com as mamas, sente dor, as vezes sangra, dói muito que não consegue perceber os peitos. Na tentativa de acalmar o bebê que muito provavelmente realizou uma mamada efetiva e está choroso, a mãe não consegue (porque está machucada) oferecer o seio e acaba cedendo a chupeta. Faz sentido?

Cabe então sempre o conhecimento que ajuda a decidir e principalmente pedir ajuda de um consultor em amamentação, clique aqui para saber mais detalhesassim que surgirem as dificuldades.

Compartilhe este artigo:

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on telegram
Telegram
Share on email
Email

Você também pode se interessar por...

× Posso te ajudar?