Vamos começar com uma pergunta: Quem aqui já foi em um show, jogo de futebol ou foi para balada e falou muito, muito alto ou até mesmo gritou? Ou melhor comeu uma comida um pouco mais gordurosa a noite e no dia seguinte acordou com aquela famosa voz de ressaca?
Pois é galera TODOS os fatores que acabei mencionar têm influência direta na sua voz. É assim mesmo, quando exigimos da nossa musculatura fonatória (que produz a voz) além do que ela está acostumada, sem nenhuma preparação ou aquecimento vocal (assunto para outro post), é como se nós obrigássemos a nossa voz a trabalhar mais do que ela consegue e ainda em uma posição desfavorável. Por que desfavorável? Porque o álcool e os alimentos gordurosos, alteram a nossa mucosa (que em condições normais de temperatura e pressão, facilitam nossa voz) com esses alimentos ela (a mucosa) acaba mudando sua composição e aí que piorando o mecanismo da produção da voz.
Calma, não esta tudo perdido, sua voz não ficará assim para sempre. Vou deixar umas dicas básicas para o dia seguinte.
- Beba bastante água;
- Converse com seu tom ou volume habitual de voz;
- Converse apenas o necessário;
- Coma alimentos leves, evite frituras, café, leite, refrigerante e chocolates;
- Repouse sua voz.
Maaas, se você fica rouco, ou com a voz alterada com frequência você precisa procurar um fonoaudiólogo. Sua voz precisa de ajuda.
Se você gostou compartilha.