Como eu ofereço o leite para meu bebê quando a mamãe não está presente?
Bom vamos lá, antes de mais nada quero deixar claro que vou escrever hoje sobre as diferentes formas e alguns utensílios que existem para oferecer o leite para seu bebê.
É claro que cada família dentro de cada contexto deve avaliar qual a melhor forma de oferecer o leite para o bebê. Ou seja, não existe a super top das galáxias e sim a melhor para o SEU BEBÊ? E PARA SUA FAMÍLIA e isso sem dúvida é o mais importante.
Existem diferentes ou até milhares de utensílios para oferecer o leite, porém de modo geral devemos sempre ter em mente que TODOS os utensílios requerem cuidado, atenção e treinamento de quem vai oferecer. Lógico que alguns são mais fáceis para quem oferece, isso não significa que é mais seguro, entenderam?
Colher: Sim, é possível oferecer o leite na colher, o ideal é que esta colher seja adequada para a boca do bebê, sugiro sempre começar com uma colher de café ou de sobremesa dependendo do tamanho. Como oferecer: Sempre com o bebê o mais sentado possível e pode ser com o apoio ou não (caso o bebê já sente sozinho). Quem oferece têm que sempre estar de olho no rostinho do bebê, para verificar principalmente os sinais de saciedade, recusa ou até o engasgo.
A Colher Dosadora: o Principio é o mesmo que a colher de café, o que diferencia é que o leite já fica armazenado na colher e quem oferece o leite têm que controlar o fluxo até a colher.
Copinho: existem vários copinhos no mercado, mas antes de sair comprando todos da loja vale sempre ter na cabeça algumas regras: a borda deve ser arredondada e levemente mais alargada que o fundo do copo, é necessário sempre verificar o quanto de leite ainda têm no copo ex: copo de vidro pequeno), deve ser fácil de limpar e esterilizar. Como oferecer? O bebê o mais sentado possível e com apoio, o cuidador deve SEMPRE estar olhando para o bebê, deve encostar o copinho nos lábios e deixar o liquido encostar a boca do bebê, quem controla o ritmo e volume é o bebê. NUNCA DESPEJAR O LIQUIDO na boca do bebê.
Copo de transição ou 360: O bebê já deve saber sugar em outro utensilio, dessa forma ele é capaz de controlar o volume e ritmo, quanto entra na boca e quanto engole. Deve estar sentado e com cuidador perto.