Existem os aspectos teóricos que são muito divulgados sobre como o bebê precisa estar para conseguir uma pega adequada. São eles:
– Boca de peixinho
– Bochechas arredondadas
– Barriga com barriga
– Queixo encostando na mama
– Abocanhar a aréola
– Nariz livre.
Se fosse fácil assim como eu descrevi conseguir todos estes aspectos juntos e ainda por cima não doer, poderíamos pensar que toda mãe consegue facilmente a pega adequada e amamentar. Mas na prática não é assim, pois estamos falando de duas anatomias (peito e boca do bebê) que devem funcionar em sincronia. Na consultoria eu oriento muito as mães o exato momento em que elas devem inserir a mama na boca do bebê. Dei algumas dicas de como a mama deve estar no post (pega correta para amamentar). Mas acho que faltou falarmos de um aspecto muito importante que como colocar a mama na boca do bebê.
Você sabia que os bebês nascem com um reflexo primitivo chamado de: reflexo de busca ou de procura. E ele significa exatamente este nome, ou seja, o bebe busca (o peito) na região que é encostado.
Este reflexo está presente desde o nascimento e desaparece por volta dos 2 a 4 meses. Quando tocamos os cantos da boca do bebê ou a região em torno dos lábios desencadeará este reflexo, e como resposta teremos a rotação de cabeça, abertura de boca e movimento da língua (se estimulado corretamente). Porém se você ficar encostando todos os lados ao mesmo tempo ou coçando a boca do bebê de um lado para o outro, ele não vai saber o que fazer e aí as mães ficam desesperadas por que o bebe fica virando a cabeça atrás do estimulo e muitas vezes fica difícil acertar o alvo, aqui no caso o alvo é a boca do bebê porque ela vai colocar o que der, a língua já vai estar em movimento e vai doer, porque provavelmente a pega está errada!
Então vou tentar descrever por partes, a Mamãe precisará ter controle de um, e/ou dos dois elementos (cabeça do bebê e aréola), quando digo controle é direcionar estar no comando, entendeu?
Com calma você vai encostar o canto da boca do bebê, caso tenha habilidade pode ser até com o dedo (faça isso do lado que está a mama, ok?) e magicamente ele vai direcionar a cabeça para o lado encostado, Calma ainda não é o momento! A boca do bebê abre em três etapas, abre um pouco, abre mais que anterior e na terceira e ultima ocorre a abertura total da cavidade oral e neste milésimo de segundo que eu diria: já! coloque primeiro a região inferior da sua aréola depois o restante na boca do bebê. Isto porque você precisa garantir que entre não só o bico, mas como também a aréola e fica mais fácil.
Se você me perguntar se é fácil perceber estas três “fases” de abertura da boca do bebê minha resposta é: NÃO! Se o bebê estiver com fome piorou, porque vai acontecer rapidamente e você não conseguirá identificar.
Sugestão faça isso quando o bebê estiver acordado e sem muita fome, tenha calma para observar e espere o tempo do bebê, se preciso for estimule alguns minutinhos depois o outro lado e observe a resposta.
Ter esse “timing” facilitará todos os aspectos citados no começo deste post.
Se ficou com dificuldade em conseguir a pega correta com esta dica e com as do post anterior, procure um especialista em Aleitamento Materno.
CRFA/2 16423
Fga. Leylanne De Robertis