O que acontece é o seguinte os hormônios, principalmente a testosterona, têm influência direta no tecido laríngeo (estrutura onde é produzida nossa voz), isso faz com que a voz fica mais grave. Por isso que durante adolescência os meninos que até então tinham uma voz mais “fina” começam oscilar a voz, até que em algum momento ela fique de fato mais grave (ou grossa), isso acontece pela oscilação e pela quantidade o hormonal que acorre nesta fase.
Neste raciocínio é muito importante que, as pessoas que não querem mudar a voz, porém, fazem uso de hormônios deve ser rigorosamente acompanhado. A utilização de hormônios é muito comum por homens e mulheres que querem melhorar sua performance muscular ou física e muitas vezes têm um impacto vocal. O que acontece é que nas mulheres a voz fica mais grossa e nos homens, mais grossa ainda, isso gera um impacto também na frequência fundamental (F0 – frequência de vibração das pregas vocais de cada indivíduo).
Ai você vai me perguntar a tá, então é tranquilo se eu tomar um hormônio feminino? Ou ainda. Se eu tomar um hormônio mais feminino minha voz ficará mais aguda/fina?
Nananinanão. A literatura observa que a testosterona tem um impacto MAIOR na laringe, ou seja, não significa que o inverso é verdadeiro e muito menos que não tem impacto. Deu para entender?!
O uso de hormônios SEMPRE DEVE SER acompanhado por um profissional habilitado!