Faço antes de mamar ou depois? Ordenho da mama que ele mamou ou das duas?
A volta ao trabalho normalmente é um momento difícil para mamãe e para o bebê? O primeiro passo é ter pessoas que lhe auxiliem a manter o aleitamento na volta ao trabalho, isso vai ajudar a mamãe ter segurança o segundo é se preparar para a volta ao trabalho, ou seja garantir que o bebê receba o leite materno na ausência da mamãe. Por isso vou dividir esse assunto entre ORDENHA e OFERTA DE LEITE MATERNO NA AUSÊNCIA MATERNA.
Lógico que o que eu vou escrever aqui é o ideal, porém o mais importante é fazer algo que se alinhe com suas expectativas e rotina de vida. Por isso hoje vamos falar de ORDENHA. Uns quinze dias antes de voltar a trabalhar a mamãe deve se organizar para fazer a ordenha no mesmo horário, dessa forma o corpo da mamãe vai entender que precisa produzir leite naquele horário. Dê preferência para o horário que você conseguirá ordenhar no trabalho também.
Quando for realizar a ordenha para armazenar o leite, faça das duas mamas. Se conseguir mais que um horário melhor ainda. Aí você vai me perguntar: Minha mama vai ficar vazia quando o bebê for mamar ele vai sentir fome?! Resposta: Não vais sentir, talvez o bebê faça uma mamada mais prolongada, mas o seu corpo é uma fábrica, ele produz o leite, principalmente enquanto o bebê suga, ele não sentirá fome.
Referências:
Amamentação, alimentação com xícara e riscos do uso de mamadeiras e chupetas. Techniques of feeding infants: the case for cup feeding ? Research In Action number 8, June 1998. Helen Armstrong, Nutrition Section, UNICEF New York.
Breastfeeding Briefs, Boletim da Associação de Alimentação Infantil Genebra (GIFA), uma afiliada da Baby Food Action Network International (IBFAN). Editor convidado: Adriano Cattaneo.